Ração de mistura vs Ração homogénea
- Toca
- Apr 19, 2023
- 3 min read
A informação disponível sobre que ração se deve dar a um hamster é muito contraditória. Dependendo da pessoa a que perguntamos, a resposta vai variar imenso. Mas então, qual ração devemos dar?
É normal dizer que devemos dar apenas ração homogénea, porque as rações homogéneas são completas e assim evita-se que o animal faça alimentação seletiva. Normalmente, esta até é a informação passada pelos próprios veterinários. Mas aqui vamos ter que discordar. Por isso vamos aqui tentar perceber porque até os veterinários aconselham a ração homogénea.
A ideia de que a ração homogénea é a melhor, é uma transposição dos animais herbívoros (coelhos, porquinhos da índia, chinchilas). Nestes animais, a alimentação deve ser constituída (dependendo da espécie) por feno (80-95%), legumes e verduras (10-15%) e o restante a ração homogénea (5-10%). Ora, pelas proporções, a ração está muito longe de ser a alimentação principal do animal, muito pelo contrário, é apenas um suplemento. As rações não homogéneas para estes animais também costumam incluir grãos e sementes, ingredientes que não fazem parte da alimentação dos animais herbívoros e podem inclusive criar problemas de saúde. A alimentação seletiva é também um problema, porque estes animais, normalmente mais inteligentes que os hamsters, sabem que se esperarem o suficiente, comida nova chegará e podem não comer o que não gostam à espera do que gostam.
Nos hamsters (e outros pequenos roedores - murganhos, gerbos, ratazanas), a alimentação deve ser constituída por 90-95% da ração e apenas o resto por verduras, frutas, snacks etc. Temos também que ver que os hamsters são animais omnívoros e a sua alimentação é bastante variada e incluí grãos, sementes, verduras, flores, frutas, insetos, e até pequenos roedores e pequenos répteis. Basicamente, os hamsters comem de tudo. Não podemos ignorar que os micro roedores têm necessidades alimentares completamente diferentes dos outros mamíferos mencionados, começando pelo principal elemento da alimentação.
Com isto, é super importante que a ração dos hamsters seja bastante completa. Isto é algo que nenhuma marca (do nosso conhecimento e disponível em Portugal) até agora atingiu, nem mesmo as rações homogéneas.
As rações homogéneas normalmente são constituídas por 2 ou 3 ingredientes, e esses ingredientes são maioritariamente cereais. faltam-lhes sempre 2 ou 3 vitaminas e 2 ou 3 minerais essenciais, daqueles que sabemos que são essenciais. Isto, para um animal que evoluiu para ter uma alimentação tão variada como os hamsters, é meio caminho andado para que possam vir a criar alguma deficiência nutritiva. Para garantirmos uma alimentação completa, devemos misturar então uma ração de mistura com elevada variedade de ingredientes com uma ração homogénea. A ração de mistura vai fornecer a variedade nutricional de cada ingrediente que ela tenha e aumentar o enriquecimento ambiental a nível da alimentação. O ideal até era que esta mistura fosse completa, mas por norma, têm um nível de proteína bastante baixo. Aqui entra o papel da ração homogénea que é desenhada para ter valores de proteína mais elevados. Esta é a função da ração homogénea, fornecer a proteína que as misturas não têm.
Mas então, e a alimentação seletiva? A alimentação seletiva apenas é um problema nos hamsters quando lhes é fornecida ração em excesso. Os hamsters são animais acumuladores, o que significa que armazenam a comida que têm a mais. Eles não são o tipo de animal que vai passar fome porque não têm disponível a comida que mais gostam. Basta não voltar a dar mais comida até comerem tudo.
Se estiverem habituados a ter comida infinita, este processo pode ser mais demoroso e até ser necessário voltar a dar comida nova antes de acabarem tudo nos momentos iniciais, mas ao fim de algum tempo eles habituam-se a comer todos os pedaços que lhes damos.
Podes encontrar mais informações sobre quais rações utilizar em cada uma das duas categorias num post que sairá em breve com tudo (ou quase tudo) sobre a alimentação.
Os veterinários de exóticos têm formação específica para cuidado e maneio dos animais exóticos, algo que o autor do post não tem. Caso a indicação do veterinário seja contrária ao indicado neste post, deve-se seguir a indicação do veterinário!!!
Comments