
TOCA - Trabalho Orientado para o Cuidado Animal
"Animal adoption is not easy, and it shouldn't be. It is a commitment. Not to be taken lightly and should only be with a pure heart." PRB
Conhece aqui os animais que já passaram por nós
Durante o nosso tempo de existência já passaram por nós diversos animais. Conhece aqui a sua história e o feedback dos novos donos.
Todos os animais que passaram por nós são homenageados nesta página. Quer sejam histórias de sucesso ou não. Resgatar animais não é fácil, e trás tanto felicidade como tristezas.
Todos merecem ser relembrados e nesta página poderás ler uma mini história de cada um.
Ano 2022

Mocha
Estado: Adotado
Localização: Coimbra
O Mocha veio de uma colaboração com o Projecto RISCA. Nasceu no sei do projeto, de fêmeas que já estavam grávidas antes do resgate. Provavelmente é filho do ca. Apesar de ter passado por outros FATs, foi uma experiência diferente e que ficará para sempre na memória. Foi adotado em Dezembro de 2022.

Caju
Estado: Adotado
Localização: Coimbra
O Caju veio de uma colaboração com o Projecto RISCA. Com ele veio mais duas Sírios, duas ratazanas e 13 porquinhos da Índia. Apesar de ter passado por outros FATs, foi uma experiência diferente e que ficará para sempre na memória. Foi adotado em Dezembro de 2022.

Lurdes
Estado: Adotado
Localização: Leiria
A Lurdes veio de uma colaboração com o Projecto RISCA. Com ela veio mais uma síria, duas ratazanas, 14 porquinhos da íindia e dezenas de gerbos, robos e murganhos. A Lurdes não tinha um olho, provavelmente de lutar com a Celeste. Foi adotada em Dezembro de 2022.

Feijãozinho
Estado: Adotado
Localização: Lisboa
O Feijãozinho foi abandonado no Hospital Veterinário. A nossa veterinária contactou o Projecto RISCA, que nos contactou e em conjunto acolhemos o pequenito. Apesar de não ser um hamster de colo, chegou a ser bastante afável e aceitar biscoitos da mão. Foi adotado em Novembro de 2022.

Celeste
Estado: Adotada
Localização: Tábua
A Celeste veio de uma colaboração com o Projecto Risca. Com ela veio mais uma Sírio, duas ratazanas, 14 porquinhos da índia e dezenas de gerbos, robos e murganhos. Foi adotada em Outubro de 2022.

Amendoim
Estado: Adotado
Localização: Leiria
O Amendoim veio de uma colaboração com o Projecto RISCA. Com ele veio mais duas Sírios, duas ratazanas e 13 porquinhos da Índia. Ele e o Caju, os únicos machos, não se davam bem, então foi adotado por uma família que tinha um PI sozinho. Foi adotado em Maio de 2022.

Gaspar
Estado: Não apto para adoção.
Localização: Porto
O Gaspar foi resgatado de uma vida numa transportadora na varanda em pleno Janeiro. Era tão traumatizado que é um hamster fantasma e geme a cada contacto. Apesar de tentar, não foi possível mudar o temperamento, e por isso foi considerado não apto para adoção.

Belzebu
Estado: Adotado
Localização: Porto
Os gerbos Lúcifer e Belzebu foram encontrados dentro de uma gaiola à porta de um prédio com um bilhete a pedir para tomar conta deles. Quem os encontrou contactou-nos e prontamente ajudámos, tornando-se eles os primeiros gerbos

Lúcifer
Estado: Adotado
Localização: Porto
Os gerbos Lúcifer e Belzebu foram encontrados dentro de uma gaiola à porta de um prédio com um bilhete a pedir para tomar conta deles. Quem os encontrou contactou-nos e prontamente ajudámos, tornando-se eles os primeiros gerbos
Ano 2021
.jpg)
Miguel Angelo
Estado: Adotado
Localização: Albergaria
O Miguel Ângelo foi fruto de duas ninhadas consecutivas indesejadas. Os pais foram comprados como sendo do mesmo sexo. De todos os irmãos, era o menos tímido e gostava de muita interação. Foi adotado em Setembro de 2021.

Donatello
Estado: Adotado
Localização: Vila Nova de Gaia
A Donatello foi fruto de duas ninhadas consecutivas indesejadas. Os pais foram comprados como sendo do mesmo sexo. Como os irmãos, tinha uma certa timidez. Foi adotada em Setembro de 2021.
.jpg)
Leonardo
Estado: Adotado
Localização: Porto
O Leonardo foi fruto de duas ninhadas consecutivas indesejadas. Os pais foram comprados como sendo do mesmo sexo. É um hamster muito tímido e apenas cedia à interação com biscoitos à distância. Foi adotado em Agosto de 2021.
.jpg)
Rafael
Estado: Adotado
Localização: Vila do Conde
O Rafael foi fruto de duas ninhadas consecutivas indesejadas. Os pais foram comprados como sendo do mesmo sexo. É um hamster muito tímido e apenas cedia à interação com biscoitos à distância. Foi adotado em Agosto de 2021.

Luisinho
Estado: Adotado
Localização: Vila Nova de Gaia
O Luisinho, tal como os irmãos, chegou até nós por um apelo de uma pessoa que ia emigrar e não os podia levar. Muito atencioso e meiguinho, foi adotado por uma família que há muito desejava um hamster. Foi adotado em Agosto de 2021.

Grão
Estado: Adotado
Localização: Valongo
O Grão, tal como todos os roborovskis, era muito tímido. Com o passar do tempo foi-se habituando à interação com pessoas de tal maneira que agora é utilizado como exemplo para demonstrar comportamento animal no ensino universitário. Foi adotado em Fevereiro de 2021 por um dos membros deste projeto.

Pinhão
Estado: Adotado
Localização: Vila Nova de Famalicão
O Pinhão foi resgatado juntamente com uma fêmeade uma gaiola minúscula. Vinha cheio de alergia ao serrim, que passou assim que mudado para um substrato adequado. Foi adotado em Junho de 2021.

Chiquinho
Estado: Adotado
Localização: Porto
Uma amiga contactou-nos de sobre o anúncio de um hamster sírio de pêlo comprido em péssimo estado, completamente subnutrido com 80g, o pêlo cheio de falhas em todo o lado. Bastou um mês com um espaço adequado e uma alimentação correta para chegar ao peso ideal e ficar com o pêlo bonito. Foi adotado em Junho de 2021.

Hamster Anão Russo Fêmea
Estado: Falecida
Esta menina infelizmente não se aguentou mais do que 3 dias, e não deu tempo para ser batizada. Morava com mais 3 hamsters numa gaiola de 20cm e comia uma ração à base de pipocas. Já estava bem cheinha pelo que suspeitamos que também não aguentou a gravidez como a Julieta.

Zézinho
Estado: Adotado
Localização: Lousã
O Zézinho, tal como os irmãos, chegou até nós por um apelo de uma pessoa que ia emigrar e não os podia levar. Estava sempre a pedir atenção e interação. Foi adotado em Abril de 2021.

Joãozinho
Estado: Adotado
Localização: Coimbra
O Joãozinho, tal como os irmãos, chegou até nós por um apelo de uma pessoa que ia emigrar e não os podia levar. Muito mansinho e bem tratado, conseguiu uma família que ficou encantada por o receber. Foi adotado em Março de 2021.

Feijão
Estado: Adotado
Localização: Coimbra
O Feijão tal como todos os roborovskis, era muito tímido, mas de vez em quando lá mostrava da sua personalidade. Foi adotado em Março de 2021 por uma pessoa que tem bastante experiência com hamsters e tinha curiosidade em experimentar um roborovski.

Lentilha
Estado: Adotado
Localização: Gondomar
O Lentilha tal como todos os roborovskis, era muito tímido. Não se deixava pegar sem antes receber um pequeno suborno. Foi adotado em Março de 2021 por uma pessoa que gosta de roborovskis em específico, pelo que a paciência para o treinar não falta.

Julieta
Estado: Falecida
A Julieta era um hamster sírio que foi resgatado de uma situação de negligência, vivia numa gaiola pequena, sem higiene e com a companhia do António. Depois estar connosco a barriga continuava a crescer, no que se suspeitava ser uma gravidez. No dia em que seria o parto, acabou por não resistir.

António
Estado: Adotado
Localização: Porto
O António é um hamster sírio que foi resgatado de uma situação de negligência, vivia numa gaiola pequena, sem higiene e com a companhia da Julieta (que resultou numa orelha arrancada. Veio até nós com uma infeção respiratória que teima em ser reincidente e portanto foi adotado por um dos membros do projeto.
Ano 2020

Vodca
Estado: Adotada
Localização: Porto
A Vodca vivia numa caixa de cartão com 20x30cm. Alimentava-se de sementes de girassol e fruta, sem oportunidades de fazer exercicio. Por isso vinha obesa. Depois de muitos meses de recuperação, conseguiu finalmente ser adotada. Com a sua adoção fechamos 2020 apenas com 1 adoção falhada, e todas decorreram segundo as nossas expectativas e requisitos.

Farrusco
Estado: Adotado
Localização: Aveiro
O Farrusco teve um inicio complicado. Era medroso e difícil de socializar. Com muito trabalho, foi treinado e amansado, de tal maneira que pode ser adotado por uma menina de 13 anos. Foi adotado em Dezembro de 2020 e a nova família chamou-lhe Kaju.

Baunilha
Estado: Adotada
Localização: Aveiro
A Baunilha era muito medrosa e assustadiça. As irmãs faziam-lhe a vida negra. Depois de sarar as feridas, levou muito tempo a ser treinada, mas foi possível e acabou por ser adotada por uma família com crianças. Foi adotada em Dezembro de 2020 e a nova família chamou-lhe Panqueca.

Algodão
Estado: Adotada
Localização: Valongo
A Algodão tinha uma personalidade misteriosa, gostava muito de se esconder, a não ser que fosse para lhe dar guloseimas. Foi adotada em Novembro de 2020 e a nova dona chamou-lhe Luna Biscoito.

Clara
Estado: Adotada
Localização: Vila Nova de Gaia
A Clara apesar de ser muito agressiva com as irmãs, era um anjo com pessoas, sempre a pedir atenção. Foi adotada em Outubro de 2020.

Marshmallow
Estado: Adotada
Localização: Aveiro
A Marshmallow era a menina dominante da ninhada branca. Sempre foi a maior e mais forte, bastante energética e amigável. Foi das primeiras a ser adotada, em Setembro de 2020.

Neve
Estado: Adotada
Localização: Porto
A Neve encontrava-se a meio da hierarquia na ninhada branca. Tinha algumas feridas que rapidamente curaram. Apesar disso, sempre foi muito interativa e curiosa. Foi adotada por uma família em Setembro de 2020 e o nome mudado para Mariza.

Mirita
Estado: Falecida
A Mirita é a mãe da ninhada que nasceu em 2020. Ela era alojada com o próprio filho numa gaiola pequeníssima e suja. Quando chegou às nossas mãos já vinha grávida. Depois de os bebés terem sido adotados tornou-se bastante amigável e sociável. Infelizmente, devido ao Covid-19 nunca chegou a ser adotada pela família prometida, tendo falecido enquanto se esperava o fim da quarentena.

Chewbacca
Estado: Adotado
Localização: Baião
O Chewbacca é o pai da ninhada que nasceu em Janeiro de 2020. Ele era alojado com a própria mãe numa gaiola pequeníssima e suja. Devido às más condições é que era alojado é um bocado refilão, mas ao mesmo tempo muito amigável. Foi adotado em Fevereiro 2020.

Zé
Estado: Adotado
Localização: Rio Tinto
O Zé foi resultado de uma ninhada acidental dentro do nosso projeto. Nasceu a 8 de Janeiro de 2020 e é o maior da ninhada, bastante tímido mas também muito energético. Foi adotado em Fevereiro de 2020.
"Ele finalmente está a perder o medo de mim, aos poucos, e está mais a vontade com luz e os barulhos! Parece-me ser bastante tímido e calmo. Já se sente em casa! Obrigada!"

Pirata
Estado: Adotada
Localização: Porto
A Pirata foi resultado de uma ninhada acidental dentro do nosso projeto. Nasceu a 8 de Janeiro de 2020 e era a mais pequena da ninhada, mas também a mais amigável. Infelizmente nasceu cega de um olho com infeções constantes e por isso foi adotada por um membro da nossa equipa.

Cuca
Estado: Adotada
Localiza ção: Póvoa de Varzim
A Cuca foi resultado de uma ninhada acidental dentro do nosso projeto. Nasceu a 8 de Janeiro de 2020 e era a mais espevitada. Adora pedir mimos e sempre que pode quer sair da gaiola. Foi adotada em Fevereiro de 2020.

Chefe
Estado: Adotado
Localização: Póvoa de Varzim
O Chefe foi resultado de uma ninhada acidental dentro do nosso projeto. Nasceu a 8 de Janeiro de 2020 e era o mais tímido. Habituado ao conforto da mãe, a socialização era difícil, mas não era por isso que não era meiguinho. Foi adotado em Fevereiro de 2020.

Chico
Estado: Adotado
Localização: Lisboa
O Chico foi o primeiro animal resgatado e antes de chegar ao projeto vivia numa gaiola minúscula, sem qualquer limpeza, com uma roda pequena e de barras, numa situação de negligência total. Foi resultado de uma compra por impulso e após perda de interesse pela dona, foi resgatado. Após ter chegado ao projeto, viajou de uma ponta do país até à outra, onde encontrou a sua "Forever Home". Esta é a nossa missão, encontrar a casa ideal para cada animal, mesmo que isso implique atravessar o país.