
TOCA - Trabalho Orientado para o Cuidado Animal
"Animal adoption is not easy, and it shouldn't be. It is a commitment. Not to be taken lightly and should only be with a pure heart." PRB
Espécies de hamsters
Em Portugal existem principalmente 4 espécies de hamsters domesticados - hamsters sírios, hamsters anões russo campbell, hamsters anões russos winter white (também chamados siberianos ou djungarianos) e hamsters anões roborovski. Os hamsters an ões russos conseguem reproduzir-se entre si e criar um híbrido fértil, sendo os híbridos que dominam o mercado português
Todas as espécies de hamsters são solitárias, pelo que os indivíduos deverão ser mantidos sozinhos. Apesar de os estudos sobre anões selvagens indicarem que estes vivem em colónias, as condições fornecidas em cativeiro não são suficientes para permitir uma relação saudável entre vários hamsters, pelo que é preferível mantê-los sozinhos do que acordar com uma surpresa sangrenta.

Hamster Sírio
Os hamsters sírios são os maiores das espécies domesticadas, naturais do norte da Síria e do sul da Turquia. São estritamente solitários, lutando até à morte com qualquer companhia. São também os mais exigentes em termos de espaço, principalmente as fêmeas.
Por outro lado, são conhecidos por serem mais facilmente domesticáveis e amigáveis com as pessoas. Por serem maiores, são também mais fáceis de pegar.

Hamster Anão Russo Campbel
Os Anões Russos Campbell são naturais da Russia, da China e da Mongólia. São muito parecidos com os WinterWhite. Distinguem-se pelas orelhas e corpo maior. Existem diversas cores disponíveis.

Hamster Anão Russo WinterWhite
Os hamsters winter white são muito parecidos com os hamsters campbell. Distinguem-se por terem as orelhas mais pequenas e a coroa preta. Durante o Inverno podem alterar a sua pelagem. Por serem uma espécie adaptada a climas menos quentes acabam também por ser mais gordinhos.

Hamster Anão Roborovski
Os Roborovskis são a espécie mais pequena de hamsters domesticados. Apesar de serem mais pequenos, não significa que possam ter menos espaço. O que têm a menos em tamanho têm a mais em energia, sendo por isso necessário um alojamento grande. Se forem da mesma ninhada e do mesmo sexo, podem viver aos pares. No entanto, não existe qualquer benefício na cohabitação e podem de qualquer maneira haver lutas até à morte, pelo que é aconselhável mantê-los separados.

Hamster Anão Russo Híbrido
Devido às semelhanças genéticas entre os campbell e os winter white, estes podem reproduzir-se entre si e gerar descendência fértil. Como ambas as espécies são muito difíceis de distinguir, o mercado inundou-se de híbridos. Por isso, a única maneira de ter a certeza que um hamster russo não é híbrido é através de um registo pedigree por parte do criador. As lojas de animais não possuem qualquer registo e são por isso as maiores difusoras de híbridos.
Alojamento
Apesar do seu pequeno tamanho, os hamsters são muito energéticos e precisam de muito espaço. Na natureza percorrem quilómetros à procura de comida durante a noite e descansam num complexo sistema de túneis durante o dia. Para que um hamster se possa sentir confortável, necessita de um alojamento com pelo menos 80cm x 50 cm de base (ou 4 000 cm2) no caso dos anões e 100 cm x 50 cm (ou 5 000 cm2) para os Sírios. a altura deve ser suficiente para aguentar com entre 5 a 15 cm de substrato.
Comportamentos que normalmente são considerados fofos como roer as grades, ou estar constantemente a trepá-las como se fossem macacos são comportamentos de stress de um hamster que está à procura de uma maneira de fugir. Não é saudável, inclusivé aumenta a temperatura corporal para valores demasiado altos.
REGRA: Quanto maior, melhor!!! Não existe demasiado grande, mas existe demasiado pequeno.

Gaiolas de Loja não são adequadas. Além de não terem espaço horizontal suficiente, não têm profundidade para os hamsters cavarem as tuas tocas, para uma roda com tamanho adequado ou para colocar brinquedos/esconderijos suficientes. Vários andares não compensam a falta de espaço. Os hamsters são escavadores e não trepadores. Comprar uma gaiola tradicional, além de ser caríssima, não tem condições suficientes para um hamster viver uma vida tranquila e feliz.
Alojamentos Recomendados

Bin Cages
A opção com melhor relação custo/espaço. Precisa de algumas modificações na tampa e pode não ser tão visualmente apelativo, mas é uma das melhores opções disponíveis e também mais popular
Aquários
Apesar de serem mais caros e difíceis de mover, são bastante bons porque permitem ter uma boa profundidade de substrato e uma boa visibilidade. Em 2ª mão conseguem-se arranjar muito bons negócios.


Vitrine Detolf IKEA
É uma opção bastante barata (59€) e com uma estética bastante apelativa. Tem uns fantásticos 7000 cm2. É no entanto, obrigatório fazer uma tampa por nós próprios.
Alojamento caseiro
Ao fazermos o alojamento nós próprios, a imaginação é o limite. Para quem gosta de ferramentas e de pôr as mãos à obra, esta é a opção ideal.

Substrato
Os hamsters são animais escavadores e constroem complexos sistemas de túneis em que cada toca tem a sua função. É por isso recomendado que seja fornecido entre 5 a 10 cm de profundidade de substrato, pelo menos.
Substratos seguros são substratos que permitam a sustentação de túneis, não tenham componentes tóxicos e estejam livres de pó. Exemplos: cânhamo, linho, papel, aspen ou mesmo terra orgânica sem quaisquer aditivos artificiais. Devemos manter-nos longe de substratos de madeiras leves (pinho e cedro). São tóxicos para os pequenos e têm muito pó, o que causa irritações graves nos pulmões tanto aos hamsters, como a nós próprios!!! Quando as aparas não dizem no rótulo que madeira são, por defeito, sempre pinho.
Por ser o maior gasto ao longo da vida de um hamster, organizamos numa tabela por ordem de relação quantidade/preço uma lista de substratos seguros e as lojas onde adquiri-los com um valor mais em conta. Esta é uma opinião isenta, pois nenhuma loja nos contactou para patrocínio.


Roda de Exercício
A roda é um objeto essencial no alojamento de um hamster. Para os hamsters anões deve ter pelo menos 20 cm de diâmetro e para sírios pelo menos 28 cm. Rodas mais pequenas podem provocar problemas graves na coluna. Devem ser rodas com uma superfície sólida, de plástico ou de madeira. As rodas de metal provocam amputações, entalamentos e uma doença conhecida como Bumblefoot.

Banho de areia
A areia é ótima para os hamsters fazerem a limpeza do pêlo. Especialmente os anões, adoram escavar e rebolar na areia. Para os roborovskis é até aconselhado que 1/3 do alojamento seja areia. Pode utilizar um tabuleiro ou fazer uma divisória com pontes de madeira. Deve utilizar areia, e não pó. Pó de chinchila não é seguro por ser muito fino.

Esconderijos
Como animais presa, os hamsters precisam de esconderijos para se sentirem confortáveis. Pedaços de cortiça, troncos, casitas de plástico, cerâmica, esconderijos multicâmara, etc. As opções são imensas

Material para ninho
Papel higiénico e feno são os melhores materiais para os hamsters fazerem o ninho. Qualquer algodão, mesmo que "próprio" das lojas é perigoso. As fibras podem envolver-se nas patas e causar amputação, ou podem compactar nas bochechas.

Brinquedos
Os hamsters, tal como outros roedores próximos (ratos, ratazanas, etc.) têm níveis de inteligência elevados. Precisam por isso de diversos tipos de brinquedos: estimulação física, de roer, para recuperar comida, etc.

Comedouro
Qualquer taça pequena serve para comedouro. Até pequenas tampas de frascos. Não é um objeto obrigatório, pelo menos para comida seca (ração ou mistura de sementes). Estas podem ser espalhadas pelo alojamento para enriquecimento extra na hora da refeição. Alimentos frescos é recomendado que sejam colocados em pequenas quantidades numa tacinha.

Bebedouro
Para a água tanto pode ser usada uma garrafa clássica com esfera como uma taça pequena e pesada. A taça é uma forma mais natural de beber água, no entanto, a garrafa é muito mais prática e de fácil manutenção. No final acaba por ser o que melhor se adequa ao dono. Não esquecer de mudar a água no máximo de 3 em 3 dias.

Alimentação
Os hamsters são animais omnívoros. Precisam por isso de uma alimentação variada, rica em proteína e com baixo teor de gordura e fibra. Quanto maior for a variedade, melhor.
Como é que sei que a ração que comprei é boa?
Uma boa ração tem que:
Ter uma grande variedade de ingredientes e em quantidades iguais;
Ter pouco ou nenhum milho. Este apenas serve para fazer peso;
Ter poucas ou nenhumas sementes de girassol. São sementes com muita gordura que viciam o hamster;
Não ter muitas pellets cilindricas. Normalmente são constituídas por feno, e ao contrário de outros roedores, os hamsters não digerem o feno;
As melhores rações são constituídas por sementes, vegetais secos, flores, ervas e até insetos;
Para escolher uma mistura devemos olhar para a análise garantida que deve ter:
Proteína entre 17% e 25%;
Gordura entre 4% e 7%;
Fibra entre 5% e 10%;

Tanto a ração "Bunny Hamster Dream" (ou "Bunny Hamster Dwarf Dream" se for para anão) e a Verselle Laga Nature são boas misturas.
Nos nossos ficheiros temos uma receita equilibrada que se pode fazer em casa.
Complementar a alimentação do hamster com vegetais, frutos secos, proteína de origem animal (ovos, insetos), etc. é sempre benéfico para o hamster!

Pergunta-nos?
Não percebeste alguma coisa? Ou até percebeste mas queres saber mais? Queres saber em que nos baseamos para fazer este guia? Tens alguma sugestão para melhorar-mos a página?