top of page

Check-list de materiais para cuidar de um hamster

  • Toca
  • Dec 27, 2020
  • 3 min read

Updated: Apr 19, 2023


Trazer um novo hamster para casa pode revelar-se uma dor de cabeça quando não sabemos o que é necessário para que ele tenha uma vida confortável e digna. Pior é quando achamos que estamos a fazer tudo bem, só para depois descobrir que se calhar é necessário mudar tudo, obrigando a gastar mais dinheiro do que seria necessário se acertássemos logo à primeira.

Com este post, vou mostrar-vos uma lista do que é necessário para manter um hamster com todas as condições que necessita. Vou também dar exemplos de onde arranjar alguns dos itens. Esses exemplos vão corresponder às opções mais baratas em termos de preço, para mostrar que não é preciso investir muito dinheiro para dar as melhores condições possíveis aos hamsters, como estamos habituados a ver os estranhos a fazer na Internet.


A primeira regra, e também a regra de ouro, é NÃO CONFIAR NAS LOJAS DE ANIMAIS!!!!

Eles precisam de fazer dinheiro, e vender acessórios adequados não dá lucro. Apesar de o lucro por cliente ser maior com acessórios adequados, haveria muito menos interessados, tornando insustentável a venda, por enquanto. Além de que não têm nem conhecimento, nem a formação adequada. A informação transmitida pelas lojas de animais, tanto de grandes cadeias como a Ornimundo, como de lojinhas de canto não tem qualquer credibilidade nem como objetivo o bem estar do hamster.


Passando ao que interessa, vamos começar a lista do que é necessário para manter um hamster:


1. Alojamento: Um alojamento adequado terá pelo menos 4000 cm2 de base (ou 80x50cm em medidas padrão) e deve suportar no mínimo dos mínimos 10 cm de substrato. As opções mais baratas são as caixas de arrumação de 130L do Ikea ou do Leroy Merlin e aquários em 2ª mão que já estejam inutilizáveis para água.

ree
ree

2. Substrato: Não existem muitas opções de substrato seguros em Portugal. Apenas o Bunny Linnum e substratos à base de papel da marca Carefresh se conseguem encontrar em lojas físicas. As lojas, na sua maioria, vão tentar vender pellets ou aparas de pinho, umas até com cheiro, que dizem que ajuda a que não cheire mal. São piores. Muito pó e fenóis são prejudiciais tanto aos hamsters como para nós. Então quais é que se podem usar? Qualquer um desta tabela (os valores podem estar desatualizados). Feno pode ser adicionado para ajudar a sustentar os túneis, mas como substrato único já não é tão útil, pois não tem qualquer poder de absorção, obrigando o hamster a caminhar na sua própria urina. Deve-se usar uma camada com pelo menos 10cm de profundidade, mas quanto mais, melhor e mais fácil de limpar. Para mais dicas sobre como limpar a gaiola, podes ver o nosso post sobre Limpezas.


ree

3. Roda: uma roda adequada tem que ter um diâmetro de maneira a que as costas dos hamsters estejam "direitas" (com a curvatura para baixo) e ter uma superfície sólida - nada de rodas de metal. Os hamsters anões precisam de rodas com pelo menos 20cm de diâmetro e os sírios de roda com 28cm de diâmetro. As rodas de plástico da Trixie são opções muito populares. Discos "Flying saucer" também são boas opções, desde que tenham diâmetro suficiente para o hamster correr com a coluna direita.

ree

4. Ninho: Não se deve usar algodão, por muito que na loja ou na embalagem diga que é próprio. Relatos de hamsters que morreram e ficaram amputados por causa do algodão não faltam. Papel higiénico é a melhor opção, feno também pode ser usado nos meses mais quentes.

ree

5. Brinquedos: de roer, quebra-cabeças, tuneis, labirintos, de madeira, cartão, tubos de papel higiénico, as hipóteses são imensas. Podem-se comprar já feitos nas lojas, ou seguir tutoriais DIY no youtube.

ree

6. Esconderijos: Como animais presas, hamsters precisam de esconderijos, não para dormir - para isso eles enterram-se no substrato - mas para se irem refugiando de nós enquanto passeiam no alojamento. Pontes de madeira, esconderijos multi-câmara, pedaços de cortiça são ótimas opções.

ree

7. Banho de areia: Os hamsters adoram rebolar e limpar-se na areia. Deve ser usado um recipiente que permita ao hamster rebolar, correr e colocar um esconderijo. Para hamsters roborovski recomenda-se até que o recipiente cubra 1/3 da base do alojamento. Com sorte, terás um hamster limpinho que usa a areia como casa de banho, o que ajuda imenso na hora da limpeza. No Auchan encontra-se a areia de chinchila com a melhor relação quantidade/preço.

ree

8. Bebedouro: Tanto uma taça como uma garrafa podem ser usados. Idealmente serão usadas ambos para garantir que caso um falhe, o outro está pronto a safar.

ree

9. Comida: Uma comida de base saudável é dos itens mais importantes. A ração "Sonho para Hamster" da Bunny é a melhor que se encontra no mercado português, apesar de mesmo assim ter pouca proteína. Qualquer ração pode e deve ser suplementada com vegetais, fruta (com moderação) e proteína animal (ovo cozido, frango cozido, insetos, vivos ou mortos).

ree

Komentarze


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2020 by TOCA - Trabalho Orientado para o Cuidado Animal. Proudly created with Wix.com

bottom of page