top of page

O meu hamster fugiu, e agora?

  • Toca
  • Dec 10, 2021
  • 3 min read

Updated: Apr 19, 2023

Se estás a ler este post, provavelmente estás em stress, portanto, ao contrário dos outros posts, vamos diretos ao assunto.


1 - Fecha todas as portas da casa! Só se voltam a deixar abertas quando o hamster aparecer. É importante restringir o hamster ao menor espaço possível.

2 - Se tens outros patudos em casa, vais ter que os prender. É chato, nós sabemos, mas é uma situação excecional e é pelo melhor do pequeno. Cães e gatos são predadores naturais e o hamster é uma presa. Mesmo que eles se dêem bem sob supervisão, o hamster vai estar assustado e stressado e vai continuar a esconder-se se sentir a presença deles.

3 - Coloca farinha à volta das paredes, à volta dos móveis, à volta das portas, em todas as beiras. Se o hamster calcar a farinha, vai ser mais fácil seguir as pegadas para o encontrar.

4 - Em todas as divisões fechadas coloca um pedaço de comida em cima de uma folha de alumínio um bocado (não muito) encarquilhada. Coloca também uma tacinha com água e mais farinha à volta da folha. A folha vai fazer barulho quando ele subir para ir buscar a comida. Não coloques muita comida. É preciso que o hamster tenha necessidade de voltar mais vezes. Se colocares muita, ele armazena nas bochechas e volta a esconder-se durante muito tempo. Se não tiver comida, vai sair mais vezes para procurar.

5 - Procura atrás dos móveis, dentro dos sofás, tudo o que seja espaços super apertados. Muito cuidado a arrastar a mobília, para não entalar o pequeno.

6 - Está na hora de fazer uma bucket trap. Precisas de um balde, um pano velho, um pau, uma garrafa de água e alguns livros. Coloca o pano no fundo do balde para amparar a queda e uma quantidade considerável de comida em cima do pano. Fura a garrafa e coloca o pau. Barra a garrafa por fora com manteiga de amendoim, a uma distância suficiente que o hamster consiga chegar-lhe, mas tenha que se esticar muito para isso. Coloca o pau com a garrafa em cima do balde e testa a ver se a garrafa roda sobre si. Faz uma escada com os livros e um caminho com a comida que o hamster mais gosta a guiá-lo para cima dos livros até chegar à garrafa. Mais uma vez, não coloques demasiada comida no início, para que o hamster tenha vontade de chegar ao fim do percurso, em vez de voltar para trás. Coloca a bucket trap na divisão que é mais provável ele estar. Se conseguires fazer mais do que uma, tanto melhor. Armadilhas para ratos sem guilhotina (ou que capturam os ratos vivos) são também uma opção para substituir a bucket trap.

Vê este vídeo que vai ajudar a fazer uma armadilha para o hamster: https://youtu.be/dkB7nUtQoKM?t=51

Podes também colocar a roda na divisão que seja mais provável de o encontrar. Ele de certeza que a vai usar


Agora vai montar estas dicas. Quando terminares, volta ao post que ainda há mais para ver. Boa sorte!!! O hamster pode estar perdido durante alguns dias, portanto não stresses se não o encontrares à primeira.


Com a casa preparada para o encontrar, agora relaxa e vai descansar. Deixa passar uma noite. O hamster vai estar assustado, portanto é provável que só se exponha quando já estiver escuro.


Espero que tenhas encontrado o teu pequeno. Se alguma vez o teu hamster te fugiu e o conseguiste encontrar, partilha a tua história nos comentários para ajudares outras pessoas que possam estar a passar pelo mesmo.


Por fim, é extremamente importante perceber como é que o hamster fugiu. Não é uma experiência agradável para eles nem para nós. Se usas gaiolas, verifica as portas, as grades que têm coisas presas. Se usas caixas ou aquários, talvez esteja na altura de arranjar uma tampa, ou uma melhor que a que tinhas. Também há relatos de hamsters que conseguiram roer buracos nas caixas de arrumação. É raro, mas pode acontecer.


Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2020 by TOCA - Trabalho Orientado para o Cuidado Animal. Proudly created with Wix.com

bottom of page